5 de julho de 2010

Maratona Vale do Vouga 2010

Foi a primeira participação dos membros do CoisoTeam nesta maratona.
Madrugamos rumo a Águeda. Desde bastante cedo se faziam sentir temperaturas bastante altas o que fazia prever que o calor seria mais um obstáculo a vencer. Esta prova fazia parte do campeonato nacional de XCM, o que para nós não era relevante pois o nosso campeonato é outro.
Relativamente à prova estava muito bem marcada a pista, numa fase inicial ainda se verificaram alguns engarrafamentos mas com o passar dos quilómetros essa situação foi ficando mais diluida acabando mesmo por deixar de acontecer. Muito muito calor e muito pó foram os principais obstáculos, em algumas zonas o pó era tanto que o alcance da visão pouco mais seria do que 5 metros. O coiso Xico "mandou-se" para a maratona e seguiu o seu próprio ritmo. Quanto ao Bruno, Francisco, Renato e André ficaram-se pela meia maratona que já foi bem puxada. Os primeiros quilómetros foram feitos a um ritmo algo forte o que iria deixar mazelas com que teríamos de nos confrontar mais à frente, o André impos um ritmo mais forte e fez a prova praticamente sozinho, o Bruno tentou seguir os mesmos passos mas não tardou a abrandar acompanhando depois o Francisco e o Renato até ao final da prova.
Muitas subidas feitas a pé e outras em mudanças muito leves iam provocando muito desgaste. Após o abastecimento ao quilómetro 25 seguiu-se a maior e mais dura das subidas, parecia não ter fim... Após termos conseguido superar essa árdua tarefa o restante percurso era mais fácil continuando o calor a ser o mais difícil de vencer. Paisagens fantásticas e um percurso duro mas muito bem escolhido fizeram desta prova um bom evento.


André nos momentos de preparação


Francisco e Bruno nos preparativos

Isso bem dobradinho...

Xico a preparar-se para a verdadeira maratona

A amante do Francisco com jantes e pneus novos

A família do Francisco que nos veio acompanhar

Lucas

Touro Hidráulico

Grelha de partida

Milhares de atletas

Bruno a meio da prova

Francisco a meio da prova também

Renato a meio da prova, nesta altura já todos demonstravamos ar de cansaço

Francisco já depois de passar a meta

Bruno com um ar de estourado, e sujo também

O André quando chegou ao final não se sentiu muito bem. O calor era muito mesmo

Aqui estava ele com uma quebra de açúcar

O trio que se acompanhou durante grande parte do percurso

E assim todos conseguimos terminar a prova. Superando muitas dificuldades.
Foi duro, mas certamente que todos concordam que foi uma boa prova e que foi um desafio bem superado.

8 comentários:

Bruno Marques disse...

Uma prova muito dura mas que valeu a pena.
Uma experiência espectacular.
Confesso que em alguns momentos estava a pensar chegar ao abastecimento e desistir. Mas a companhia do Renato nas zonas mais difíceis fez com que nos acompanhasse-mos mutuamente e conseguimos terminar a prova. Em alguns momentos o cansaço físico é bem mais difícil de superar que o esforço que vamos fazendo com as pernas. Talvez a mais dura das que já participei até hoje.
Estas provas são um misto de esforço e diversão, não é para fazer com muita regularidade, mas de vez em quando faz bem viver estas experiências e este espírito de companheirismo
Boas pedaladas
Cumprimentos
Bruno Marques

Renato disse...

Boas Coisos...

Concordo com o que escreveu o amigo Bruno no post acima, prova muito dura mas com um percurso muito bom, bem sinalizado, divertido e acima de tudo muito bonito, aquelas zonas junto ao rio eram fantásticas.

Na minha opinião o principal inimigo foi mesmo o calor, temperaturas proibitivas para este tipo de esforço provocaram um desgaste acima do normal em todos os atletas, confesso que gostava de repetir aquele percurso num dia mais fresco!

De salientar o convivio e companheirismo dos Coisos que conseguiram completar a prova, bem e sem acidentes, o que para mim é o mais importante.

Abraços.

Drexis disse...

Saudações amigos!

Foi uma prova dura, e o calor q se fazia sentir, ñ ajudou em nada.... Pelas fotos dá para ver bem o cansaço final. Estive tb para desistir, mas na altura da desistência, fui motivado a continuar, pois a parte mais difícil já tinha ficado para trás. É de salientar o companheirismo que existe, ñ só dentro do CoisoTeam, mas tb entre a maioria dos betetistas que participaram. Eu fiz o resto da prova com mais um betetista que tb estava prestes a desistir, mas apoiamo-nos e continuamos.
No final, já depois da meta, ñ me senti mto bem, o calor, o cansaço e a desidratação tomaram conta de mim, sendo msm necessário recorrer ao apoio médico no local.
Em suma, foi uma prova porreira, com bons trilhos e descidas fantásticas. Quanto à preparação física, apesar de ñ ter treinado mto nos últimos tempos, estive bem, mas ñ deveria ter imposto um ritmo forte e deixar os meus colegas de equipa para trás, pois no fim paguei a factura….

Abraço

Anónimo disse...

bons dias coisos

para ja os meus parabens ao coiso bruno pela reportagem

agora ao que interessa os meus parabens a todos os coisos e estao de parabens pelo esforço a prova foi dificil e devido ao calor

abracos

Unknown disse...

Caguei que o Bruno é :D

Abraço...

Francisco disse...

Boas

Mais 1 prova para o currículo dos coisos k estão de parabéns, apesar do calor e do pó, todos xegaram ao fim.

O percurso foi mt bom, duro devido às subidas k em parte foram feitas à mão devido ao calor e aos "meninos" k desmontavam logo das bikes mas enfim...

Parabéns em especial ao xicco pelos 85km (k coragem!!!)

Abraços

Anónimo disse...

Ola coisinhos, tudo bem?
Nao podia deixar de passar aqui e felicitar-vos pelo grupo que voces continhuam a ser, o apoio que voces dão uns aos outros, o convivio e ate as pedaladas à noite, que encanto estou a trabalhar no duro voces ando a passear....lol
Bem o blog está espectacular devo felicitar não so ao Bruno, mas a todos os coisos e ate à familia do Francisco (Mila e filhos), que os tem acompanhado incansavelmente, dando apoio e força...
Mais uma vez os meus parabens e continuem a pedalar...
Beijinhos para todos e boas pedaladas.

Um concelho: Quando por acaso voces cairem, nunca se esqueçam que o estilo da queda é mto importante, por isso vos digo CAIAM COM ESTILO...lol
Iris Esteves

Nuno André disse...

Boas Pessoal,

Estou a ver que foi uma prova durinha, especialmente no inicio, e ainda por cima tiveram bastante calor o que não ajudam muito. Mas estão de Parabéns, por todos terem terminado a prova.
Estão todos em grande forma.
Tenho de ver se começo a regressar aos treinos, já tenho saudades.

Abraços